Vereadores participam da 1ª Plenária Municipal de Saúde de Ibirité!

O Conselho Municipal de Saúde de Ibirité – CMSI, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura e da Câmara Municipal, realizou no último sábado (10), no auditório da Fundação Helena Antipoff, a Plenária Municipal de Saúde, um evento com o objetivo de avaliar e propor diretrizes da Política para o Setor de Saúde, discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais de Política de Saúde, avaliar as normas e metas do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e fortalecer o planejamento do Sistema único de Saúde – SUS através dos instrumentos de gestão. Estiveram presentes na Plenária, Vereadores e membros da Comissão de Saúde, o vice-prefeito Paulo Telles, a Secretária de Saúde, Carina Bitarães, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde,  Gorete Augusto, que coordenou os trabalhos, alem de funcionários da gestão do SUS, profissionais da saúde e convidados. Após a leitura e apreciação/aprovação do regimento interno, o Expositor, Dr. Paulo Henrique Silva, falou sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), urgências e emergências na atenção básica e explicou a necessidade de fortalecer o conceito de atenção primária. Finalizadas as palestras, foi aberta a discussão com a Plenária referente a cada eixo temático. De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gorete Augusto o evento atingiu o objetivo esperado, que era discutir a situação atual e propor alternativas para melhorar estrutura da Saúde. “A saúde está comprometida, é a primeira a sofrer, precisamos de uma saúde de qualidade”, afirmou Gorete.